O reformador Martim Lutero entendeu a caminhada cristã com um dos pés na Igreja e o outro pé no mundo. A vida piedosa e a vida social são marcas que completam o testemunho cristão.

O serviço social é, de fato, a liturgia subsequente à celebração e ao culto. O sentimento de amor demanda braços abertos e indivíduos prontos a se envolverem em ações que visem promover a vida e a dignidade humana em seu sentido mais abrangente. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB dedica-se a promover tais iniciativas por meio da organização de suas instituições.

A  Associação Albergue Martim Lutero – AAML é uma Organização da Sociedade Civil de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, que tem por objetivo promover a acolhida de pessoas em trânsito sem condições de autos sustento, que necessitam realizar tratamento médico especializado na Região Metropolitana de Vitória/ES, sem distinção de raça, credo, orientação política, filosófica ou gênero.

A AAML foi fundada em 14 de junho de 1992 pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, e ao longo desses 31 anos de existência, vem assegurando o acesso de pessoas do interior do estado aos serviços de saúde, evitando assim, exposições a vulnerabilidades e riscos sociais.

Proporcionamos estadia em ambiente humanizado e de forma gratuita. Ofertamos quatro refeições diárias, atividades que promovam o convívio social, o fortalecimento de vínculos entre os usuários e comunidade, assim como, atividades de cunho educativo/informativo com temas das campanhas de prevenções ou temas pertinentes ao interesse dos albergados.

Missão

Acolher pessoas em tratamento de saúde e promover o bem-estar em situações de vulnerabilidade social.

Visão

Promover um serviço humanizado por meio de ações preventivas e educativas em prol do bem-estar integral e da dignidade humana, destacando-se pela transparência e credibilidade.

Valores

Ética
Transparência
Respeito à dignidade humana