História do Albergue Martim Lutero - AAML

Desde sua fundação, em 14 de junho de 1992, a AAML – Associação Albergue Martim Lutero tem atuado no apoio aos doentes que, por diversas razões, necessitam de tratamento médico-hospitalar na Grande Vitória. Essa história, porém já começou muito tempo antes.

No ano de 1981, as comunidades luteranas da região serrana do Espírito Santo e da Grande Vitória decidiram criar um serviço de apoio aos doentes internados em hospitais da Grande Vitória. Por meio da visitação, procurou-se quebrar o isolamento e ajudar na comunicação entre médicos e pacientes, já que muitos eram descendentes de alemães e pomeranos e tinham dificuldades de comunicação em português.

De imediato, outras necessidades foram percebidas: hospedagem para doentes não internados, apoio para agendamento de procedimentos etc. Esses serviços foram sendo criados aos poucos e, em novembro de 1984, foi criado o Albergue Martim Lutero, que ficava situado próximo aos principais hospitais da cidade.

O elevado índice de câncer de pele, que acometia os beneficiários do Albergue, logo chamou a atenção da equipe de dermatologia do Hospital Universitário. A gravidade dos casos apresentados despertou o interesse pelo trabalho em parceria, no sentido de reverter o quadro apresentado.

A partir das visitas às comunidades do interior, foi-se estruturando o Programa de assistência dermatológica aos Lavradores Pomeranos no Espírito Santo. Ao longo do tempo, outros parceiros foram conquistados, como Secretaria de Estado da Saúde e algumas prefeituras municipais.

Com a criação da AAML, todas as comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Espírito Santo passaram a apoiar o Albergue e os demais programas de atuação da instituição.